quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Segundo dia na India.

Mal amanheceu e eu já buscava uma maneira de conseguir sair da região que tanto me assustava! Fiquei no beco da entrada do hotel durante quase uma hora esperando o rapaz do tuk tuk que no dia anterior me levara pra tentar trocar dinheiro. Assim que ele apareceu peguei minha bagagem pra ir para o outro hotel que eu reservei também sem saber onde fica.

Pra minha surpresa o motorista me diz que o endereço é muito longe e que ele não tem autorização pra transitar na área por se tratar de outro município. O tal rapaz me sugere que eu vá com ele até um escritório de turismo mantido pelo governo indiano e que ali eu poderia pegar um táxi com segurança. Achei muito estranho quando ele me disse que eu não podia dar sinal na rua pra qualquer táxi e que, em sendo um turista, eu deveria ir ao tal escritório. Uma coisa muito maluca que você nota que está sendo enganado, mas se sente imopotente pra tomar qualquer decisão.

Aceitei a sugestão dele e chegando ao local já fui recebido por um atendente que me manda sentar e já começa a oferecer um monte de pacotes turísticos. Entendi por alto que eles trabalham dando informações turísticas e ganham comissão pra convencer as pessoas a comprar pacotes particulares. Em outras palavras, uma maneira de lesar os turistas!

Saí dali transtornado e acabei pegando um metrô depois de várias tentativas pra saber qual a linha eu deveria seguir. A maioria das pessoas não fala inglês! Sequer os funcionârios do metrô! Por outro lado, o metrô é muito limpo e confortável e as informações dentro do mesmo são dadas no idioma local e em inglês. Acabei descendo numa estação que ainda era bem longe do hotel e precisei pegar outro tuk tuk. (Outra maneiracde extorquir dinheiro dos turistas). Você precisa ser esperto e nunca aceitar o primeiro preço. Nesse caso veio uma turma de motoristas falar comigo e todos queriam 100 Rúpias. No final eu consegui pagar a metade e cheguei finalmente ao novo hotel!

A região nem se compara com a anterior, mas está ainda muito aquém das minhas expectativas! Não estou querendo ser exigente, apenas extremamente realista. A poluição em Delhi é assustadora! Os próprios moradores te orientam a não ficar mais de dois dias na cidade e a buscar alternativas como Agra e Jaipur, cidades próximas e longe da poluição da capital.

Fui caminhando por cerca de meia hora até a estação de metrô mais próxima e ao chegar lá, como eu sentia dor de cabeça e as vias respiratórias irritadas, resolvi voltar pro hotel e me isolar por mais uma noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário